Oferecimento:
logo
Example news

Opinião

16/08/2022

Mais de 500 candidatos no RN iniciam hoje o sprint final da campanha eleitoral

Embora na prática já tenha começado há muito tempo (difícil até precisar), somente nesta terça (16) o calendário oficial marca o início da campanha eleitoral. 

Está dada a largada, portanto, para mais uma temporada de caça ao eleitor — e aos votos. Aqui no Rio Grande do Norte, serão 514 candidatos na linha de frente dessa caçada cívica. A saber: nove pretendentes a governador, 10 a senador, 182 a deputado federal e 313 a deputado estadual.

O número sobe para 543, se considerados os nove postulantes a vice-governador, 10 a primeiro suplente de senador e mais 10 a segundo suplente de senador.

Todos eles estão liberados para, a partir de hoje, fazer sua propaganda eleitoral. Tanto na internet, quanto nas ruas. 

Vale fazer caminhadas, promover carreatas com carro de som, distribuir material de campanha, realizar comícios e também comprar espaço de publicidade nos meios de comunicação. 

Também já podem propagar seus nomes e números eleitorais na internet, seja em sites ou redes sociais, desde que identificando a peça como publicidade e inserindo dados sobre partido, coligação ou federação a que pertence. 

Serão pelo menos 46 dias de campanha — com prorrogação do jogo nos Estados onde houver segundo turno. 

Não confundir com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que só começa no próximo dia 26.

Portanto, a corrida, ainda que extra-oficialmente já tenha tido sua largada queimada às vistas de todos, até da Justiça Eleitoral, chega agora à fase do sprint final. É ver a partir de hoje quem tem fôlego para cruzar a linha de chegada e, sobretudo, subir no pódio dos eleitos em outubro.

Videocast

Podcast