Economia
04/04/2025
Nesta quinta-feira (03), o Governo do Rio Grande do Norte lançou oficialmente o programa Costura + RN, com o objetivo de promover a geração de oportunidades de trabalho e renda, capacitação em costura industrial e empreendedorismo, além de facilitar o acesso a crédito e promover a moda potiguar. A cerimônia ocorreu no auditório da Governadoria, em Natal, com a presença de diversas autoridades e representantes do setor.
O programa é fruto de uma parceria entre várias entidades, como o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), Agência de Fomento do RN (AGN), Sebrae, Senai e prefeituras municipais. Inicialmente, a primeira etapa do Costura + RN atenderá 20 municípios, começando por Baraúna, e a segunda, com 17 cidades adicionais. Ao todo, 1.850 alunos serão qualificados para cursos de corte e costura, além de receberem capacitação em empreendedorismo e promoção de moda, como realização de eventos e desfiles.
Além da qualificação, o programa oferece R$ 10 milhões em créditos, com condições facilitadas, para aquisição de máquinas e equipamentos. Durante o lançamento, a governadora Fátima Bezerra destacou a vocação do estado para o setor têxtil e a importância de políticas públicas sustentáveis para fortalecer o setor.
“Com o programa Costura + RN, garantimos qualificação, crédito para a aquisição de equipamentos, o que vai assegurar trabalho e renda”, afirmou a governadora.
Ela também lembrou os avanços alcançados nos últimos seis anos, como a implantação do Proedi, que atraiu mais de 300 empresas para o estado, gerando emprego e renda. “Em 2019, tínhamos apenas 90 empresas com incentivos fiscais e hoje temos mais de 300, incluindo grandes nomes como a Guararapes”, ressaltou Fátima Bezerra.
O secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, enfatizou o Costura + RN como mais um passo na reconstrução do estado, citando o sucesso do Proedi, que já beneficia grandes, médios e agora também pequenos empreendedores, com apoio, treinamento e crédito.
A secretária da Sethas, Íris Oliveira, destacou a importância da integração do programa com as políticas de assistência social, com foco na inserção dos beneficiários no mercado de trabalho ou no desenvolvimento de suas iniciativas empreendedoras.
“Esse programa envolve várias secretarias e órgãos do estado e vai beneficiar um público que precisa de apoio para melhorar sua renda e qualidade de vida”, explicou Íris.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e o secretário adjunto Hugo Fonseca também ressaltaram a relevância da iniciativa. Fonseca enfatizou que o Costura + RN é a primeira política pública oficial destinada ao setor têxtil. Márcia Maia, presidente da AGN, comentou que o programa valoriza principalmente o público feminino, com crédito facilitado e treinamento, que pode multiplicar os investimentos.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados