Oferecimento:
logo
Chargista Bessinha
Example news

Opinião

04/08/2022

Fogueira no ninho dos tucanos do RN

Foco de incêndio no ninho dos tucanos potiguares. O PSDB está contabilizando desentendimentos crescentes entre seus principais  membros no Estado. As chamas se elevaram desde o mês passado. Deputados estaduais que fazem parte da ala oposicionista a Fátima Bezerra se sentiram desprestigiados nas definições em torno da convenção partidária, realizada de maneira protocolar e apenas para ratificar a divisão interna com a ala governista da sigla, capitaneada pelo presidente do diretório regional, deputado Ezequiel Ferreira Filho. Na convenção, o PSDB aprovou sua posição de neutralidade na eleição majoritária do Estado, liberando os filiados para apoiar candidatos a governador e senador de suas preferências. Não por acaso, a insatisfação levou dois dos parlamentares do grupo de oposição, Tomba Farias e Gustavo Carvalho, a não apenas ficar de fora da convenção tucana, mas terem feito questão, no dia seguinte, de marcar presença no ato político em que o União Brasil confirmou a indicação de Ivan Júnior como candidato a vice de Fábio Dantas (SDD) na disputa pelo Governo. Desde então, as divergências tucanas vêm se acentuando, com chamas mais altas ainda em torno da distribuição do fundo eleitoral do partido.

Galhos curtos

A temperatura no ninho tucano promete aumentar a partir da distribuição do fundo eleitoral para os candidatos a deputado estadual e federal. Há severas cobranças sobre o cumprimento de compromissos assumidos. Sobretudo por sinais desanimadores já emitidos e que reforçam entre os candidatos proporcionais o temor de que não sejam cumpridos conforme acertado previamente, durante a formação da nominata do partido. 

Bico no mundo

Por enquanto, as insatisfações estão sendo tratadas intramuros. Dentro do ninho, por assim dizer. Mas, se a situação não for pacificada nos próximos dias, não está descartada a ideia da ala insatisfeita expor seus posicionamentos em uma carta aberta ao público.

Debate na Band

Com a campanha iniciada, começa também a maratona de debates, sabatinas e entrevistas com os candidatos a governador. O primeiro desses compromissos será com o debate promovido pela Band RN no próximo domingo (7). A partir das 21h, a emissora vai reunir os sete postulantes ao Governo. Contando com Styvenson Valentim (Podemos), que participou das reuniões prévias do debate e confirmou presença — embora insista em só confirmar sua candidatura apenas na convenção do Podemos, que está marcada para esta sexta (5).

Escalação quase fechada

Deverão participar do debate da Band os sete candidatos ao governo potiguar: Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Styvenson Valentim (Podemos), Rodrigo Vieira (DC), Rosália Fernandes (PSTU), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (PSOL). A emissora ainda avalia estender o convite a Antônio Bento (PRTB), que teve o nome confirmado apenas no fim de semana passado.

É a economia

O setor produtivo também quer ouvir diretamente os candidatos a governador do Estado sobre seus planos para a economia. A Federação do Comércio (Fecomércio/RN) sai na frente nesse aspecto e vai promover o evento “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar”, série de encontros com os governadoráveis. Os eventos ocorrerão no Hotel Senac Barreira Roxa, às 11h. O primeiro deles na próxima segunda-feira (8), com a governadora Fátima Bezerra. Na sequência, dia 11, com Fábio Dantas. 

Carta de compromissos

No “RN em Foco”, também serão cobrados compromissos dos candidatos. A Fecomércio vai entregar um documento com propostas para o Executivo estadual aplicar nas áreas de gestão, segurança pública, turismo, desburocratização de processos e empreendedorismo, para o fomento das atividades econômicas. A partir da segunda, dia 08, a íntegra do documento estará disponível no site www.fecomerciorn.com.br. O conteúdo também será enviado para todos os candidatos ao Senado e à Câmara Federal. 

Mandou bem

A Justiça Eleitoral, tão em evidência nos últimos tempos, viveu dois momentos distintos nesta semana. Em um deles, mandou muito bem, ao reiterar ao Ministério da Defesa o acesso aos códigos-fontes das urnas eletrônicas. Já tinha feito isso desde outubro do ano passado, apesar do pedido feito agora, em caráter “urgentíssimo”, pela pasta militar. O que deixa a solicitação em situação de flagrante vexame — além de reforçar a suspeita de que há segmentos interessados em melar o processo eleitoral. Que não prosperem.

Mandou mal

Em outra frente, a Justiça Eleitoral mandou mal demais. Fez isto ao reduzir, praticamente acabar, com a declaração detalhada de patrimônio dos candidatos. Uma medida que fere de morte a transparência dos dados de quem se propõe a cumprir um mandato por delegação popular. Claro retrocesso que enfraquece os mecanismos da sociedade na fiscalização dos seus agentes políticos. 

Fica a dica

O próprio eleitorado pode reverter essa medida tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cobrando de seus candidatos a apresentação das informações patrimoniais. Afinal, quem se dispõe a representar bem e corretamente a população não deve ter o que esconder. 

Egotrip

No fechamento do calendário das convenções, Styvenson Valentim confirmará amanhã (5) que será... mais Styvenson que nunca.

Videocast

Podcast