Oferecimento:
logo
Luana Tayze
Example news
Ameaça foi enviada para o e-mail do mandato de Brisa Bracchi (PT). Vereadora anunciou que vai procurar as autoridades de segurança.

Política

13/10/2023

Vereadora Brisa recebe ameaça de estupro para “cura lésbica”

A vereadora Brisa Bracchi (PT), da Câmara Municipal de Natal foi alvo de uma ameaça de “estupro corretivo” para “cura lésbica”. A tentativa de intimidação chegou pro meio do e-mail do mandato da parlamentar. No texto, o autor informa que sabe onde a vereadora mora e se oferece para ir à sua casa.

Na ameaça, o autor do e-mail se apresenta como pesquisador, afirma que o estupro corretivo é uma prática cientificamente comprovada para “cura lésbica” e se oferece a ir até a casa da parlamentar “testar o experimento”. Além disso, o autor do email apócrifo afirma que “ser sapatão é uma aberração”.

Um trecho do email cita: “Quando uma mulher lésbica ou bissexual é submetida ao coito vaginal por um varão capacitado da forma correta (recomenda-se que a lésbica esteja nua, com os pulsos amarrados atrás das costas com cordas ou algemas plásticas, os olhos vendados com pano e a boca amordaçada com pano ou fitas adesivas. E que o terapeuta introduza o pênis na vagina dela o máximo de vezes possível), ela recupera sua feminilidade perdida e volta a ser heterossexual”.

Para Brisa Bracchi, que é abertamente bissexual, a ameaça faz parte de uma ação coordenada que tem como alvo parlamentares mulheres. A vereadora diz que tomará as medidas necessárias.

“Outras mulheres, feministas e LGBTs receberam ameaças semelhantes, mas isso não invalida a dor individual de cada uma. Confesso que fiquei assustada e, por isso, tomarei todas as medidas possíveis, tanto procurando os órgãos de segurança local, como os nacionais, para que os responsáveis por esse tipo de ação sejam devidamente punidos”, afirmou.

A vereador disse ainda que não se intimidará diante da ameaça e que é preciso avançar no combate a este tipo de violência. “Apesar do impacto, não retrocederemos. Recentemente, se tornou lei em Natal a Semana de Enfrentamento à Lesbofobia, exatamente para avançarmos no fim desse tipo de violência que mira em mulheres lésbicas e bissexuais. Continuaremos firmes na luta por um mundo mais justo, em que esse tipo de violência não seja cabível”, conclui Brisa.

A postagem na qual Brisa Bracchi divulgou a ameaça está recebendo uma série de comentários de apoio a ela e de repúdio à violência. A deputada estadual Divaneide Basílio publicou: “Estamos ao seu lado companheira. Toda nossa solidariedade e apoio nesse momento e nessa luta”.

O vereador Daniel Valença, companheiro de partido e de Legislatura também prestou solidariedade. “Toda nossa solidariedade, Brisa! Não dá pra naturalizar violências contra mulheres lésbicas e bissexuais. E por mais que tentem, sua atuação na política e a luta por justiça não vai parar. Que o responsável por este crime seja identificado e punido. Conte conosco!”.

Videocast

Podcast