Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news

Opinião

18/11/2022

V Mostra Sesc de Cinema traz exibições gratuitas para quatro cidades potiguares

Para fortalecer a difusão dos talentos norte-rio-grandenses no cinema independente, o Sesc RN realiza exibições do Panorama Rio Grande do Norte da Mostra Sesc de Cinema 2022, com programação gratuita, entre 21 e 23 de novembro, nas cidades de Natal, Macaíba, Caicó e Mossoró. As sessões são abertas ao público em geral, além de possibilitar um agendamento prévio para turmas de escolas da rede pública e privada de ensino, ONG’s, e grandes grupos.  

Além de fortalecer o cinema nacional, a Mostra é uma oportunidade de tornar acessíveis os destaques da produção audiovisual para todos os públicos, ofertando novas narrativas, temáticas, cenários e atores, ampliando o repertório cultural no Rio Grande do Norte e no Brasil. Ao todo foram 1.609 inscrições de todo o país, sendo 96 do Rio Grande de Norte, vindas de nove cidades do estado: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Mossoró, Lagoa Nova, Currais Novos, Carnaúbas dos Dantas e Caicó.  

Dentre os filmes potiguares selecionados está o curta “Sideral”, obra que representou o Rio Grande do Norte no Panorama Brasil da Mostra Sesc de Cinema. Dirigido por Carlos Segundo, “Sideral” é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na base aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. O filme estreou no 74º Festival de Cannes, em 2021, e já circulou por mais de 60 festivais, em 26 países, levando 31 prêmios. Esta é a primeira produção potiguar na história a concorrer à Palma de Ouro, e, segundo Carlos Segundo, o curta está cotado para receber uma indicação ao Oscar 2022. 

Além de “Sideral”, outros 11 curtas foram selecionados para o Panorama Rio Grande do Norte: “Dionísia, Poema Além Da Floresta”; “Olho Em Perfeito Silêncio Para As Estrelas”; “Corpo Seco”; “Chico Augusto: O Inventor”; “Vale Do Vento Eterno”; “A Cabaça De Criação”; “Encruzilhada”; “Curta Os Congos”; “Vindouro”; “Rosa De Aroeira”; e “Ouça”. No portal do Sesc RN (sescrn.com.br), é possível consultar informações detalhadas das obras citadas, além dos horários e locais de exibição em cada cidade. Para realizar agendamentos, é preciso entrar em contato com a central de relacionamento de cada unidade para conferir a disponibilidade de cada horário. 

A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileira. Em sua quinta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil, cada vez mais inserido e consolidado no circuito de festivais de cinema do país. 

Videocast

Podcast