Oferecimento:
logo
AL/RN
Example news
Sessão solene celebra o Dia estadual da Literatura Potiguar.

Opinião

10/07/2022

Sessão solene celebra o Dia estadual da Literatura Potiguar

Foi realizada nesta sexta, 8 de julho, uma sessão solene em comemoração ao Dia estadual da literatura potiguar. Idealizada pela Profa. Michelle Paulista e de autoria do então deputado Sandro Pimentel, a lei havia sido sancionada em 2019. Contudo, em virtude do cenário pandêmico, ainda não fora devidamente celebrada. 

De forma inédita e histórica, o deputado Francisco do PT, que também é autor de um projeto de lei que tramita na Assembleia e visa a inserção de conteúdos de literatura potiguar na rede pública estadual, propôs a referida sessão, que foi bastante concorrida, no plenário da casa. Foram homenageadas pessoas e instituições que promovem, divulgam e fomentam as letras potiguares, entre Academias de letras, poetas, romancistas, cordelistas e contistas, além de diversos coletivos de poetas.

Na ocasião, a Profa. Michelle Paulista entregou ao Dep. Francisco o esboço de um Programa de formação inicial e continuada para professores de literatura potiguar, para tornar realidade o ensino desta temática na rede estadual de educação do RN. 
O dia estadual da literatura potiguar passa a ser comemorado anualmente no dia 09 de julho, data de nascimento do poeta macauense Gilberto Avelino e do folclorista e etnógrafo Veríssimo de Melo.
 

Videocast

Podcast