Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Implantação do prontuário eletrônico nos hospitais da rede estadual faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesap.

Saúde

15/06/2023

Prontuário eletrônico do paciente já é utilizado no Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, começou a utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em sua rotina hospitalar. A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS), garante maior qualidade na assistência e segurança ao paciente.

Dentro do documento digital estão disponíveis o histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados, o que garante a qualificação da assistência e melhora o fluxo dentro dos serviços de saúde. O prontuário eletrônico permite o registro seguro dos dados, facilita a restauração das informações com a possibilidade de guarda dos registros por tempo indeterminado.

Já em funcionamento também no hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, a implantação do prontuário eletrônico nos hospitais da rede estadual faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), publicado no Diário Oficial do Estado em janeiro de 2023. O objetivo do plano é nortear todo o trabalho de qualificação do acesso aos serviços de saúde no estado, com foco na inovação e desenvolvimento de ferramentas para o cidadão, assim como para os profissionais e gestores.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesap, Chander de Oliveira Pinheiro, destacou a importância da tecnologia para a gestão da Saúde. “Essa ferramenta é fundamental para o avanço da gestão e da assistência em saúde, proporcionando uma maior integração e compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e melhorando a qualidade do atendimento ao paciente".

A expectativa é que a melhoria alcance outras unidades de saúde. "Acreditamos que o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente trará benefícios significativos para toda a população do estado. Estamos comprometidos em promover a melhoria contínua do sistema de saúde, buscando sempre inovações tecnológicas que possam impactar positivamente a vida das pessoas", ressaltou.

A implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente é uma das ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) e pesquisadores do LAIS/UFRN.

Videocast

Podcast