Oferecimento:
logo
Geraldo Magela/Agência Senado
Example news
Styvenson Valentim se desdobram entre os motivos para ser candidato ao Governo do RN

Opinião

28/07/2022

Por que Styvenson vai concorrer ao Governo

Suspense, na definição do dicionário, é o estado de ansiedade e expectativa. É uma fórmula bem sucedida no cinema, mas surrada quando aplicada em outros setores. Como na política. O senador Styvenson Valentim é seu mais recente adepto. Tido como potencial candidato a governador neste ano, sempre deixou a possibilidade em aberto, chegou a se estranhar com o próprio partido, o Podemos, no meio do processo e até condicionou sua decisão a dona Edilma, sua mãe. Decidiu esticar o seu anúncio até o último dia do prazo legal para a realização das convenções. Diferentemente do cinema, porém, em política os “enredos” de suspense não costumam ter vida longa, porque logo soltam pistas sobre os desfechos. Hoje, ninguém que acompanha a cena política estadual detidamente tem mais dúvida: Styvenson vai disputar o Governo do Estado. E, para além de todos os motivos que ele têm, há um mais sedutor que os demais: ele têm quase nada a perder.

Céu garantido

A maior das razões para Styvenson confirmar candidatura, com todas as bênçãos de dona Edilma, é que, mesmo se  vier a ser derrotado em outubro, permanecerá no Senado até 2026. Terá mais quatro anos por lá, pelo menos.

Visto e lembrado

Entrar na disputa pelo Governo potiguar também favorece o senador pelo fator da visibilidade eleitoral. Sendo candidato, ele mantém-se na ribalta política. Nada afeito a acordos políticos e alianças eleitorais, ele não dispõe de uma rede que lhe dê sustentação, caso fique fora de cena. Não pode, dessa forma, dar-se ao luxo de participar indiretamente da campanha. Precisa ter participação direta para não correr o risco de ser esquecido nos próximos pleitos.

Aposta na vitória

Há, ainda, a possibilidade de vitória. As pesquisas lhe atribuem um capital eleitoral razoável nesta fase do processo eleitoral, na casa dos 10% das intenções de voto, em média. Se não chega a entusiasmar, também não é possível ignorar. Ainda mais porque ele é tido como fiel da balança, com potencial para levar a disputa a um segundo turno. Com ele inserido entre os concorrentes que poderão fazer a “grande final” nas urnas.

Vai que...

Styvenson Valentim, portanto, pode terminar a campanha com uma estatura política maior que a que tem hoje. Mesmo derrotado, mas com votação expressiva que o credencie para novas disputas no futuro. Ou até mesmo, quem sabe, eleito governador. A partir da próxima semana, no dia 5 de agosto, dia da convenção do Podemos, todos poderão acompanhar mais esse capítulo da trajetória do senador.

Mão forte

Todos pensavam que Fábio Faria ficaria com o comando do PP/RN quando ele ingressou no partido, meses atrás. O posto acabou mantido com o deputado federal Betinho Rosado. Permaneceu no ar, porém, a dúvida sobre quem teria mais poder de fato entre os progressistas potiguares. Com o ministro das Comunicações atuando para o PP dar o tempo de propaganda eleitoral a Fábio Dantas, essa dúvida foi desfeita. Ficou claro quem manda no PP potiguar.

Calendário movimentado

O fim de semana reserva destaque para convenções importantes no quadro eleitoral do RN. Para começar, tem nesta sexta (29) o Solidariedade oficializando Fábio Dantas como seu candidato a governador e como uma das principais apostas da oposição.

Palanque formado

No domingo (31), será a vez do PL botar seu bloco na rua, fechando a dobradinha com Fábio Dantas ao homologar o ex-ministro Rogério Marinho na disputa pelo Senado. O outro integrante da chapa, o ex-prefeito Ivan Júnior, será indicado como candidato a vice-governador pelo União Brasil já na noite desta quinta (28).

Cavaleiro solitário

Quem também entra de vez na disputa pelo Senado é o deputado Rafael Motta. Nesta sexta, o PSB promove a convenção que vai inserir o parlamentar, muito provavelmente, como candidato avulso na eleição para o Senado. Não há, até o momento, notícias de partidos dispostos a se coligar com a campanha do pessebista. Apesar de todos os esforços que ele fez para receber o apoio do petismo potiguar.

Propostas para o Turismo

Os membros da Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio RN) formataram propostas de desenvolvimento para o Turismo no Rio Grande do Norte. As sugestões serão entregues aos candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano. Que sejam bem analisadas e, sobretudo, bem aplicadas no setor que representa a maior fonte de riqueza do RN.
 
Cobrança de compromisso

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que o objetivo da entidade é reforçar o compromisso do Poder Público com o Turismo potiguar. “Vamos entregar um trabalho consistente, fruto do conhecimento profundo que todos os membros da Câmara têm da realidade vivida pela atividade turística em Natal e no Rio Grande do Norte", afirmou ele. 

Videocast

Podcast