Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news
Retomada do setor petrolífero e aumento da atividade agrícola impulsionam geração de emprego no município.

Economia

11/10/2023

Mossoró lidera criação de empregos e deve terminar 2023 com saldo de seis mil vagas

A capital do Oeste, Mossoró, deve terminar o ano de 2023 com um saldo positivo de seis mil empregos formais, aponta o Instituto Fecomércio RN (IFC). Segundo a federação, o número representa um crescimento de aproximadamente 50%, em relação ao desempenho do ano passado.

A projeção foi feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostrou um saldo positivo de 1.409 carteira assinadas em Mossoró no mês de agosto. Um acréscimo de 498 vagas (54,7%) em comparação com o mesmo período do ano passado.

O mês de agosto de 2023 foi o melhor do ano no quesito geração de empregos formais no Rio Grande do Norte, quando foram abertas 5.975 vagas. Contudo, o resultado ficou abaixo do mesmo período de 2022, quando foram gerados 6.858 postos de trabalho.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró) e vice-presidente da Fecomércio RN, Michelson Frota, o contraste entre os números do estado e do município reflete a força das atividades do setor agrícola e petrolífero.

“Mossoró foi beneficiada pela retomada do polo petrolífero e a ampliação da área plantada, que também tiveram um impacto muito expressivo nos negócios que atuam nos setores do Comércio e de Serviços. Em agosto, nosso Comércio criou 381 vagas, um crescimento de mais de 1.000% em relação às 33 vagas abertas no mesmo período do ano passado. O saldo do setor de Serviços, por sua vez, cresceu mais de 520% – saltando de 35 para 220 postos de trabalho”, explicou Frota.

Videocast

Podcast