Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Celebração será iniciada na frente do Teatro Alberto Maranhão com o espetáculo “Ubu: O que é Bom tem Que Continuar!

Opinião

13/04/2023

“FJA 60 Anos – Abril das Artes” celebra mulheres, poesia, teatro e circo no TAM; veja programação

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto realizam amanhã (14) no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 18h30, o evento “FJA 60 Anos- Abril das Artes”, comemorativo à criação do órgão estadual da Cultura e que reúne uma celebração coletiva ao Dia das Mulheres (8/03), ao Dia da Poesia (14/03), ao Dia Internacional do Teatro, ao Dia Nacional do Circo (27/03) e ao Dia Estadual do Teatro Potiguar (11/04).

A celebração será iniciada na frente do TAM com o espetáculo “Ubu: O que é Bom tem Que Continuar!” com encenação dos grupos teatrais Clowns de Shakespeare, do Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do Asavessa. Os espectadores serão convidados a se deslocar pelo átrio do teatro por um trio circense da Tropa Trupe, com pernas de pau, monociclos e malabares para assistir ao jogral poético “Poesia é Vida, SPVA é Luta”, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA).

Além da solenidade oficial, com a presença das autoridades, haverá uma homenagem a 16 mulheres potiguares escolhidas que se destacaram em seus setoriais artísticos e a exibição de sete vídeos de sete poetas homenageadas pela Secult/FJA no Dia Internacional da Mulher.

O “FJA 60 Anos- Abril das Artes” será encerrado com uma apresentação especial da cantora e  compositora Cida Lobo e da intérprete Mariângela Figueiredo, irmã do teatrólogo Jesiel Figueiredo, homenageado no Dia Estadual do Teatro.

Dia do Teatro Potiguar

O Dia Estadual do Teatro Potiguar, uma das datas celebradas no evento, é uma Iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, cuja Lei Nº 11.158, de 20 de junho de 2022, instituiu o dia 11 de abril como o “Dia Estadual do Teatro”, em homenagem ao ator e produtor cultural Jesiel Figueiredo.

Mulheres homenageadas

A Secult/FJA entregará o certificado que presta tributo a 16 mulheres potiguares escolhidas pelos seus setoriais artísticos por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. São elas: Catarina Calugueira (Teatro de Bonecos), Liana Duarte (Movimento Junino), Rizolete Fernandes (Livro, Literatura, Leitura e Biblioteca), Fátima Cruz (Rádios Comunitárias), Sânzia Pinheiro (Artes Visuais), Dona Maria Preta (Culturas Populares), Dodora Cardoso (Música), Lenilda Santos (Teatro), Mãe Marlene de Oxum Opará (Igualdade Racial), Dênia Cruz (Audiovisual), Catarina Campello (Circo), Rosa Régis (Literatura de Cordel), Cristina Medeiros (Movimento Carnavalesco), Mestra Sorvetinho (Capoeira), Wanie Rose (Dança) e Suzete Sales (Forró de Raiz).

Na oportunidade também serão apresentados os vídeos produzidos pela Secult/FJA que homenageiam as poetas Eva Potiguara, Anchella Monte, Rosy Nascimento, Gaby Varela, Renata Marques, Fabiane Marques e Suindara exibidos nos canais da FJA em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Celebração e protagonismo

 A Secretária Extraordinária de Cultura Mary Land Brito destacou o protagonismo feminismo da comemoração: “Será uma noite para celebrar a nossa fruição artística, apreciando as diversas linguagens. Uma grande homenagem a 16 mulheres cuja escolha foi realizada democraticamente pelas 16 câmaras setoriais que representam diversas linguagens artísticas e que reconhecem o trabalho e a contribuição que essas mulheres têm feito para a nossa cultura.”

“Estamos celebrando os 60 Anos da nossa Fundação José Augusto com muito orgulho e alegria junto à sociedade civil que constrói conosco as nossas políticas públicas. Comemorar, ao lado das mulheres, poetas, do setorial do teatro e do circo, com uma programação rica que simboliza resistência, é realçar a grandiosa dimensão da cultura do Rio Grande do Norte. Celebramos também o primeiro 11 de abril , Dia do Teatro Potiguar, a partir da  Lei 11.158, idealizada pelo Deputado Francisco do PT".  Convidamos todos e todas para esta grande noite no TAM”, enfatiza o Diretor-Geral da FJA, Gilson Matias. 

“Ubu: O que é bom tem que Continuar”

“Ubu: O que é bom tem que Continuar”!, que será encenado na Praça Augusto Severo, em frente ao TAM, é uma obra teatral de rua popular, criada pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. Concebida para ser apresentada em todos os lugares, a obra é apresentada em espaços abertos ou fechados. Tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos.

“FJA 60 Anos – Abril das Artes”

Data: Sexta-Feira (14/04)

Horário:18h30

Local: Teatro Alberto Maranhão

Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados até 17h30 na bilheteria do TAM 


Programação

Espetáculo teatral “Ubu: O que é bom tem que Continuar!”

18h30/Praça Augusto Severo

Intervenção circense da Tropa Trupe

19h40/ Átrio do TAM
 

Jogral “Poesia é Vida, SPVA é Luta”

19h40/ Átrio do TAM
 

Vídeos das Poetisas Potiguares

20h/ Palco do TAM
 

Pocket Show com Mariângela Figueiredo

20h15/ Palco do TAM
 

Solenidade Oficial

20h45/ Palco do TAM

 

Pocket Show com Cida Lobo

21h15/Palco do TAM

Videocast

Podcast