Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Geralmente, as estruturas que mais apresentam defeitos são as calhas, telhados, paredes e fundações sem impermeabilização.

Cidades

12/07/2022

Engenheiro Civil orienta sobre cuidados com a estrutura do imóvel no período de chuvas

Com as fortes chuvas que têm caído nas últimas semanas no Rio Grande do Norte, muitos imóveis apresentam problemas em suas estruturas, causando grandes transtornos aos moradores. Casas foram interditadas e seis municípios decretaram situação de calamidade devido ao alto volume de água. Mesmo que a edificação não esteja em área de risco, cuidados básicos devem ser tomados para evitar um maior desgaste na construção e também garantir segurança à estrutura.

De acordo com Pedro Andrade, professor do curso de Engenharia Civil da Estácio, é de grande importância que se mantenha a manutenção do imóvel antes do período das chuvas. “Em muitas situações, pela falta de manutenção, algumas falhas são identificadas somente após a ocorrência da chuva. Nesses casos, é necessário aguardar dias de sol para que os serviços adequados sejam executados”, explica.

Geralmente, as estruturas que mais apresentam defeitos são as calhas, telhados, paredes e fundações sem impermeabilização. “A respeito das calhas, é necessário observar se há alguma obstrução. É comum o acúmulo de folhas para quem tem árvores próximas à casa. Os telhados, da mesma forma, devem sempre ser limpos e as tenhas estarem bem encaixadas”, elenca.

Durante a chuva, os moradores devem se atentar para locais de acúmulo de água em pisos, paredes e coberturas. “As infiltrações são casos complicados, pois demandam experiência e conhecimento na área para reconhecimento da causa, muitas vezes difícil de identificar. Em muitas situações, a obra de impermeabilização ou drenagem é necessária”, destaca.

Para a verificação dos problemas estruturais nos imóveis e soluções, o especialista ainda orienta, o ideal é buscar um profissional para realizar o serviço. Caso o imóvel esteja em área de risco, deve-se procurar ajuda da Defesa Civil.

Videocast

Podcast