Oferecimento:
logo
MTur
Example news
É importante mencionar que para assistir o eclipse, especialistas recomendam protetor solar, para proteger a pele e óculos próprios.

Cidades

09/10/2023

Eclipse solar: saiba onde observar o fenômeno na Grande Natal

O eclipse solar, fenômeno astronômico considerado um dos mais belos de se assistir, acontecerá neste sábado (14). Natal e João Pessoa são consideradas as melhores capitais do Brasil para se observar o eclipse, já que são as únicas onde o “anel de fogo”, ápice do evento, será visto em sua totalidade. 

É importante mencionar que para assistir o eclipse, especialistas recomendam protetor solar, para proteger a pele e óculos próprios, já que observar o fenômeno sem a proteção adequada pode acarretar em perda da visão. Quem não tiver acesso aos óculos apropriados, pode adquirir vidro de soldador n° 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas.

Portanto, não perca a oportunidade de testemunhar este evento. Confira alguns dos melhores pontos para se assistir o eclipse em Natal e nas cidades do entorno:

Parque da Cidade 

O Planetário Barca dos Céus, grupo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoverá um evento especial para quem deseja observar o eclipse no Parque da Cidade, que durará das 14h às 18h30. Além de assistir coletivamente ao fenômeno, os espectadores poderão participar de atividades pedagógicas sobre astronomia, momentos culturais, com apresentações musicais, danças e rodas de capoeira.

Centro Cultural Trampolim da Vitória 

O projeto de extensão Cometa Nordestino e o Projeto Caravana Especial, da UFRN, participam da cobertura do eclipse solar anular, no Centro Cultural Trampolim da Vitória, no antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. O evento começa às 10h, com a observação começando às 15h e está sendo organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). 

Juntos, os projetos terão o estande “Eclipses na Astronomia e Caravana”, em que irão apresentar experimentos e atividades lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas e relacionados à temática do eclipse solar. Ao longo do dia, serão realizadas sessões de planetário e oficinas.

Dunas de Genipabu

Apesar de não ter uma programação oficial, as Dunas de Genipabu, em Extremoz, são uma ótima opção para observar o eclipse. O local já é conhecido pelo seu belíssimo pôr-do-sol, agora, é a vez de assistir o eclipse com a vista privilegiada. 

Terrazza Rooftop 

O Terrazza Rooftop receberá a festa Under The Sun, que terá uma programação especial com DJ’s. O evento durará das 14h às 22h e os presentes poderão assistir ao eclipse do terraço. 

Videocast

Podcast