Segundo o Ministério do Turismo um levantamento feito pela Embratur e da Polícia Federal aponta que já contabiliza a passagem de cerca de 4,9 milhões de turistas estrangeiros ao país entre janeiro e setembro.
A quantidade de visitantes de outros países aumentou em 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado para o mês de setembro também registrou recorde: mais de 445,3 mil viajantes desembarcaram no Brasil – 26,4% a mais que em setembro de 2023.
“É uma grande notícia para o povo brasileiro a retomada da economia que é produzida pelo processo turístico no nosso país, do qual 92% são protagonizados pelas micro e pequenas empresas que atuam neste setor. Ela cresce agora, após um período estagnado no governo anterior. Só neste mês o crescimento foi de 12%”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Além disso, temo o fluxo interno de movimentação de 70 milhões de brasileiros e brasileiras pelo nosso território e já ultrapassamos 8% do PIB nacional. É um grande momento para a economia brasileira”, completou.
O presidente do Sebrae ainda ressaltou a importância dessa cadeia produtiva para a geração de emprego e renda para a população. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 110 mil empregos foram gerados no turismo nacional entre janeiro e julho de 2024.
Em todo o ano de 2023, as empresas desse segmento criaram criou 214 mil vagas no país.
Neste ano, o mês de setembro apresenta o quarto melhor resultado na recepção de visitantes internacionais, atrás apenas de janeiro, fevereiro e março, período de alta temporada.
A vizinha Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas, com mais de 1,4 milhão de visitantes desde o início de 2024.
Em segundo lugar, os Estados Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, seguidos pelo Chile, com 454,2 mil.
Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 741.614 turistas.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados