Oferecimento:
logo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Example news
Esta é a segunda reunião, em uma semana, entre o ministro da Defesa e o presidente do TSE para tratar das eleições. 

Justiça

31/08/2022

TSE e Defesa estudam projeto-piloto para usar biometria em teste de integridade das urnas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira se reuniram hoje (31), pela segunda vez em uma semana, para tratar sobre as eleições. 

Segundo o tribunal, ficou acertado que as áreas técnicas do TSE e da Defesa devem apresentar, em conjunto, um projeto piloto"em que será usado a biometria de eleitores reais no chamado teste de integridade das urnas eletrônicas. Essa sugestão já havia sido feita pelas Forças Armadas, contudo técnicos do TSE vinham considerando a hipótese inviável.

Como justificativa para a inviabilidade, o TSE alegou que seria necessário convencer um número suficiente de pessoas para comparecer ao local do teste após votar normalmente na sua sessão eleitoral e o risco de fragilizar o sigilo do voto, porque ele será repetido pelo eleitor.

O teste consiste numa simulação de votação com o objetivo de provar que o voto digitado é o mesmo que será contado. É implementado nas vésperas das eleições, em seções eleitorais sorteadas, que recebem de três a quatro urnas para participar do controle.

Com informações do Metrópoles e G1

Videocast

Podcast