Oferecimento:
logo
Rosinei Coutinho - 27.nov.2019 / SCO - STF
Example news
Decisão de Fachin deve-se ao suporte operacional e logístico prestado pelas Forças Armadas nas últimas eleições.

Eleições

16/08/2022

TSE autoriza inclusão de 9 militares em grupo de inspeção das urnas

 O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou a inclusão de nove militares que farão a inspeção das urnas eletrônicas e ampliou em sete dias o prazo de acesso as informações. O acesso se dará até 19 de agosto.

No ofício, Fachin renovou “o reconhecimento deste tribunal, não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, enviou ao TSE um ofício no qual pedia que a Corte incluísse mais nove militares à sala de inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação.

Os novos nomes são para um trabalho temporário. O governo quer mais técnicos no exame do código-fonte, já que são milhares de linhas de programação. Segundo a CNN Brasil, os militares não serão integrantes da equipe de fiscalização, e não há relação do ingresso deles com a saída do coronel que foi retirado do grupo no início do mês.

Com informações da CNN

Videocast

Podcast