A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira (12) o conjunto completo das primeiras imagens coloridas e dados captados pelo telescópio espacial James Webb. O moderno equipamento, considerado sucessor do telescópio Hubble, foi lançado no espaço em dezembro do ano passado.
Os novos retratos mostram a atmosfera úmida de um planeta gasoso, cinco galáxias fortemente agrupadas, além dos processos de "morte" e "nascimento" de estrelas. A primeira imagem do conjunto já havia sido revelada na segunda (11).
O evento teve clima de festa de um projeto que envolveu mais de 20 mil profissionais e mais de 20 anos de trabalho para finalizar a parte de engenharia. “Fizemos o impossível possível”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa. “E não vamos parar, porque esse telescópio vai continuar como o ‘Coelhinho Energizer’, por causa do Foguete Ariane que colocou-o em curso perfeitamente, e agora temos combustível para 20 anos.”
Nelson destacou que cada imagem divulgada era uma “nova descoberta” que dará à humanidade uma visão do universo que “nunca tivemos”. Já Günther Hasinger, diretor de ciência da agência de agência espacial europeia (ESA).
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados