Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news
TCU também participou do teste público das urnas e atestou que não houve risco à integridade dos aparelhos e do sistema de votação.

Eleições

13/07/2022

TCU não identifica riscos à realização das eleições deste ano

O Tribunal de Contas da União reafirmou hoje (13) a segurança do processo eleitoral brasileiro. Segundo a corte, até o momento não foram identificados riscos relevantes à realização das eleições em 2022.

A conclusão faz parte do resultado do terceiro relatório de auditoria do TCU sobre o sistema de votação eletrônica. 

O ministro Bruno Dantas, relator do processo, afirmou que o TSE está preparado para o pleito, elogiou as medidas recentes adotadas e afirmou que o colegiado tem "se esmerado em aperfeiçoar a segurança interna do processo eleitoral". Dantas disse ainda que a Corte tem meios de "prevenir, detectar, obstruir e neutralizar ações adversas que constituem ameaça à salvaguarda das áreas e instalações, pessoas, patrimônio e informações." 

Os técnicos do TCU identificaram quinze diferentes tipos de planos de contingência formulados pelo Tribunal Superior Eleitoral e que possuem alcance nacional, envolvendo todas as fases do processo eleitoral.

Além disso, o Tribunal de Contas da União também participou do teste público das urnas e atestou que não houve risco à integridade dos aparelhos e do sistema de votação.

Videocast

Podcast