Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news

Opinião

25/08/2022

Simone Tebet “abandonada no altar” pelos emedebistas no RN

A campanha já começou no RN. Mas não para Simone Tebet. A presidenciável do MDB continua uma ilustre desconhecida no RN – tanto ou até mais que no resto do Brasil.

No que depender dos seus correligionários locais, a começar do presidente estadual Walter Alves e do ex-senador Garibaldi Filho, ela continuará assim. Os dois já disseram de público, por reiteradas vezes, que estão com Lula. 

“A campanha presidencial está polarizada, então comunicamos à direção nacional a nossa posição local de apoiar a candidatura de Lula”, justifica Walter, sempre que indagado sobre o assunto.

A aliança entre líderes emedebistas e PT no Rio Grande do Norte está “arrochada”, como se diz no linguajar nordestina. Não à toa, Walter Alves divide a chapa encabeçada pela governadora petista Fátima Bezerra no projeto de reeleição desta. 

A imprensa nacional relatou nesta semana que diretórios do MDB no Nordeste também esnobam Simone Tebet, e não querem sequer receber um santinho dela. Assim como o diretório potiguar, estão nessa as representações emedebistas em Alagoas, Paraíba e Piauí.

O aviso já foi dado pelos “colegas” de partido: se a presidenciável quiser divulgar sua estampa e propostas, vai ter que enviar seus materiais para o PSDB ou o Cidadania, siglas coligadas com o MDB na corrida presidencial. Sem choro, nem vela.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, admitiu que somente distribuirá os materiais da candidata conforme as demandas dos aliados. Para o RN, já se sabe: não vai carecer o esforço. O PSDB está rachado aqui entre apoiadores de Lula e Bolsonaro e o Cidadania local não tem capilaridade suficiente para dar impulso à emedebista.

Simone Tebet deve ficar durante a campanha por aqui do mesmo jeito que começou: mais ou menos como alguém abandonado antes de subir ao altar.

Campanha no rádio e na TV

Abre-se nesta sexta-feira (26) uma nova fase da campanha, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Serão dois blocos diários (com exceção dos domingos), em cada um desses meios, para os candidatos exporem suas figuras e propostas. O guia eleitoral vai até 29 de setembro, sendo estendido de 7 a 28 de outubro nos Estados, se houver segundo turno nas eleições para presidente e governadores.

Impugnações em série

O Ministério Público Eleitoral está de lupa na mão para encontrar problemas nos registros de candidaturas. Já apresentou mais de 50 pedidos de impugnações somente no Estado. Quem estiver com situação regular, fica tranquilo. Quem não tem, pode perder o direito de se candidatar. Claro, se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), que dá a decisão final sobre essas impugnações, entender que o MPE tem razão.

Em evidência

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Filho (PSDB), está na lista dos candidatos cujos registros são questionados pelo MPE. A alegação é de que ele não se desincompatibilizou dentro do prazo legal da presidência da Fundação Djalma Maranhão, vinculada à AL.

Está podendo

A assessoria jurídica de Ezequiel garante que ele sequer preside a entidade, comandada segundo essa versão por um diretor da Assembleia. “Ezequiel cumpre todos os requisitos de elegibilidade”, assegurou o advogado do tucano, André Castro, em entrevista à Tribuna do Norte.

Mesma maré

Não é a primeira contestação do gênero que um presidente de Poder Legislativo no RN enfrenta com candidatura. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (SDD), sofre ação de teor idêntico, movida pelo candidato a deputado estadual pelo Avante, Marcos Pereira. Tanto o caso dele, quanto o de Ezequiel, ainda não têm previsão de julgamento.

Planos para a economia

Os industriais também querem conhecer quais os planos dos candidatos ao Governo para o Estado nos próximos anos, sobretudo nas matérias econômicas. Nesta sexta (26), a Federação das Indústrias (Fiern) promove uma sabatina com cinco dos postulantes. Irão apresentar suas plataformas na Casa da Indústria: Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (PSOL). Todos eles também vão receber a Agenda Caminhos do Rio Grande do Norte, elaborada pelo projeto Mais RN, com as propostas do segmento para o Rio Grande do Norte. 

Apresentações-solo

As participações dos cinco candidatos no evento da Fiern serão individuais. A partir das 9h, cada um terá até 50 minutos para se apresentar e dialogar com os representantes da indústria. Não haverá debate, tampouco bate-boca, entre os governadoráveis. Também só terão acesso ao auditório da sabatina jornalistas credenciados e convidados pela organização.

Retrato do momento

A pesquisa Ipec/Intertv, divulgada no início da semana com ampla repercussão — por ter sido feita pelo instituto fundado por antigos dirigentes do Ibope —, apontou grande possibilidade de definição da eleição para o Governo do Estado em primeiro turno. 

Cautelas necessárias

Convém à governadora Fátima Bezerra, que lidera o levantamento, porém, segurar a euforia. Assim como aos adversários não desanimar. Até segunda ordem, vale o clichê: tem campanha pela frente ainda. E etapas importantes a cumprir, como a própria propaganda no rádio e na televisão, citada acima.

Novo fiscal

O procurador Luciano Ramos deverá ser o novo chefe do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPC-RN). Já teve a aprovação ao seu nome dada pela Assembleia Legislativa, como prevê o rito legal. Pode preparar o terno para a posse.

Videocast

Podcast