A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta sexta-feira (14) o selo SUS Aqui se Ensina, certificando 45 instituições. A iniciativa visa incentivar o ensino nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte e valorizar o avanço na qualidade dos serviços prestados aos potiguares. "Nós entendemos a saúde de forma ampliada. A construção de uma política tem que ser feita de forma conjunta, ao lado da ciência. E esse selo é mais um passo importante nesse sentido", afirmou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Hoje a Sesap conta com mais de 40 cursos pactuados em contrapartidas com instituições de ensino superior, 3400 estágios, 300 residentes, 50 projetos e 60 pesquisas em curso. "Priorizar a formação dentro dos serviços não é pouca coisa. A Sesap está fazendo um grande trabalho, uma ação importante para os alunos e para a população, que ganha com um serviço cada vez melhor", comentou a secretária de Estado do Trabalho, da Habilitação e da Assistência Social, Íris Oliveira, representando a governadora Fátima Bezerra.
As 30 unidades de saúde e 15 entidades de ensino receberam o selo, estratégia pioneira no país, como um reconhecimento formal do fortalecimento dos espaços que conectam a formação ao atendimento dentro da rede SUS potiguar. A cada um ano, um novo edital será aberto para seleção de novos locais certificados.
"Esse é um projeto inovador. Em todo o tempo que estou no Ministério da Saúde já ouvi falarem muito, mas nunca foi concretizado. É uma maravilha ver o Rio Grande do Norte concretizar isso", elogiou Maria Ivanildes Resende, diretora substituta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.
A certificação foi idealizada pela Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde da Sesap, dentro da política de avanço da rede potiguar de educação permanente em saúde. Através de um edital, a gestão selecionou as entidades habilitadas para receber o selo.
Representando as entidades certificadas, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicilia Maia, destacou a importância do reconhecimento por parte o selo SUS Aqui se Ensina. "Fico feliz que o pensar da reestruturação do SUS no RN está passando pelo ensino, pela educação. A UERN estará sempre aberta às parcerias", afirmou.
A subcoordenadora de Gestão e Educação em Saúde da Sesap, Larissa Monteiro, ressaltou o papel de cada instituição para potencializar o ensino na área de saúde. "Cada um de nós temos um papel importante nessa estruturação. A Sesap prioriza a educação permanente em saúde, com diversos parceiros", completou ela
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados