Oferecimento:
logo
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Example news
Febre alta e hemorragias são algumas das complicações que o vírus pode causar.

Saúde

21/07/2022

Sesap apela para que população se vacine contra a febre amarela 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) volta a reforçar o apelo à população potiguar para procurar os postos de imunização, nesse caso para vacinação contra a febre amarela. Segundo a pasta, o estoque de imunizantes está disponível para atender desde bebês a partir dos 9 meses até adultos com 59 anos.

As vacinas aplicadas evitam que a doença transmitida pelo Aedes aegypti possa se agravar, o que acontece em cerca de 15% dos casos. Febre alta e hemorragias são algumas das complicações que o vírus pode causar. Diante disso, a Sesap alega que a vacina é uma forma de prevenir surtos e óbitos, evitando a disseminação e o risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito. 

Esquema vacinal 

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para as crianças menores de cinco anos de idade, estão indicadas uma dose aos nove meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos.

Sintomas 

Os sintomas iniciais da febre amarela são: 
• início súbito de febre; 
• calafrios; 
• dor de cabeça intensa; 
• dores nas costas; 
• dores no corpo em geral; 
• náuseas e vômitos; 
• fadiga e fraqueza. 

Ao identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem ou atividade com exposição em áreas rurais ou de mata nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Informe também se você recebeu a vacina contra febre amarela e, se possível, leve a Caderneta de Vacinação com informações detalhadas.

Videocast

Podcast