A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), divulgou hoje (17), os detalhes do plano de fuga da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, que foi frustrado por policiais penais ontem (16). De acordo com o secretário da pasta, Pedro Florêncio, os apenados cometiam faltas disciplinares para serem transferidos para uma cela de isolamento, de onde planejavam sair do presídio.
Ainda conforme o secretário, na cela de isolamento era desenvolvido o plano que consistia em cerragem de grade, confecção das terezas, espécies de cordas feitas por meio de lençóis. Além disso, o plano envolvia a liderança do crime organizado e alguns advogados na comunicação entre detentos, que usavam de suas prerrogativas para cometer crimes dentro da unidade prisional.
De acordo com a Seap, o plano de fuga já estava 60% concluído e a investigação identificou seis presos envolvidos diretamente no plano. "Não sabemos a data que (a fuga) iria ocorrer, mas o plano já estava em andamento. O material para serrar a grade, a ferragem, as 'teresas', enfim, os artefatos já estavam prontos para serem utilizados", afirmou o secretário Pedro Florêncio.
Confira abaixo:
A Secretaria de Administração Penitenciária também informou que os presos diretamente envolvidos no plano de fuga responderão a uma sindicância e podem ter suas penas aumentadas, são eles:
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados