Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news

Opinião

21/06/2024

Saiba de que forma os exercícios físicos influenciam na qualidade do sono

Entre os vários benefícios da prática regular de exercícios físicos, a melhora da qualidade do sono é um deles. Ter uma rotina saudável também significa dormir bem e descansar corpo e mente de forma suficiente e satisfatória.

Para a profissional de Educação Física Andressa Guimarães, a maioria das pesssoas hoje não dorme bem porque estão ansiosas ou depressivas. 

“Quando fazemos exercícios físicos, são liberados neurotransmissores que promovem a sensação de bem estar, fato que contribui com a saúde do sono”, afirma a especialista, que é professora da academia Pulse.

Ela acrescenta que, dessa forma, as pessoas vão se sentir mais relaxadas, menos tensas. “O próprio cansaço do exercício também proporciona esse relaxamento.”

Sobre o melhor horário para praticar exercícios físicos e influenciar de forma positiva no sono, Andressa afirma que é relativo, porque algumas pessoas são mais diurnas e outras são mais noturnas.

“Mas se a gente levar em conta o ciclo circadiano, o mais ‘natural’ é que a gente coloque as nossas atividades de trabalho, físicas e de lazer de manhã até o final da tarde, porque à noite precisamos estar mais tranquilos para dormir”, diz.

A professora defende que o sucesso está em como organizamos na rotina um horário que seja confortável, para que não falhemos na prática do exercício. “Apenas sendo constantes é que conseguimos os benefícios para a vida e o sono”.

A respeito dos melhores tipos de exercícios para um sono saudável, Andressa diz que todos trazem benefícios, seja musculação ou cardio. “Atividades que deixam as pessoas mais relaxadas, entretanto, podem contribuir ainda mais se a pessoa estiver mais agitada, ansiosa, como yoga, alongamento, pilates e caminhada”, ressalta.

Por fim, a profissional de Educação Física lembra que um fator que pode impactar negativamente na qualidade do sono, inclusive contribuindo para o ronco, é o sobrepeso e a obesidade.

“A gordura visceral que se acumula no estômago aperta o diafragma, assim como a que fica na papada, que aperta as vias respiratórias”, explica.

Videocast

Podcast