Oferecimento:
logo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Example news
RN conseguiu resultados mais expressivos na proporção de registros de óbitos e na cobertura de imóveis para controle da dengue.

Saúde

28/10/2022

RN melhora 9 de 14 indicadores de ações de vigilância em saúde

O Rio Grande do Norte conseguiu bons resultados na avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), do Ministério da Saúde. A gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) conseguiu melhorar 9 dos 14 indicadores pactuados.

Criado em 2013, o PQA-VS busca a melhoria das ações e serviços de Vigilância em Saúde, como iniciativa para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

"A Sesap destaca a importância da melhoria desses indicadores, o que é reflexo do trabalho intenso das equipes nas ações de vigilância nos territórios. Esses resultados, refletem o cenário de adoecimento e mortalidade do nosso estado, para que tenhamos a diminuição do adoecimento e óbitos a partir de uma vigilância qualificada precisamos dar continuidade a essas ações", ressalta Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Entre os indicadores que o RN conseguiu resultados mais expressivos estão: a proporção de registros de óbitos alimentados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), que subiu de 30% em 2017 para 100% em 2021; proporção de registros de nascidos vivos que foi de 40% para 87%; número de ciclos que atingiram mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue que passou de 72% para 100% e o número de testes de HIV realizados que subiu de 54% para 71%.

“Ano passado foi o melhor da história dos indicadores de saúde monitorados pela vigilância. E esse ano esperamos que os resultados sejam ainda melhores. Estamos felizes com todo o movimento que tem reverberando em resultados positivos para a saúde dos potiguares”, comemorou a coordenadora Kelly Lima.

Videocast

Podcast