Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Guia é fundamental para que a população tenha o acesso à informação.

Saúde

29/09/2022

RN lança guia informativo sobre rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou hoje (29) o Guia Informativo da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no RN (RCPD). O documento vai beneficiar toda a sociedade e, em especial, as pessoas com deficiência. Ele é voltado para associações de apoio, às Promotorias que atuam com este público, além do Conselho Estadual de Saúde e às secretarias municipais de saúde onde há centros de reabilitação habilitados para funcionar como Centro Especializado em Reabilitação (CER).

"O acesso ao serviço de saúde é um direito. Trabalhamos para garantir direitos e ofertar o cuidado oportuno para que as pessoas com deficiência possam viver todas as suas oportunidades e potencialidades. Esta ação articulada de todas as entidades que defendem os direitos da pessoa com deficiência serve de motivação para avançar na qualificação da rede e nos desafios que ainda temos pela frente", disse o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, na solenidade de lançamento realizada no auditório da Facex/Campus Imaculada Conceição.

Através do guia informativo é possível conhecer a Rede, saber quais os serviços estão disponíveis para a pessoa com deficiência, como acessar, onde os serviços estão localizados e como funciona o fluxo, como a Rede está organizada em cada região, além de promover o conhecimento desses serviços pelos profissionais que trabalham na Saúde.

"Esperamos que este guia seja um condutor e traga para a população o conhecimento dos serviços que existem no seu município. Já avançamos muito e estamos aqui para organizar e fazer com que a Rede da Pessoa com Deficiência seja o mais resolutiva possível e que possa tratar as pessoas com deficiência da maneira que merecem ser atendidas. Em breve teremos outros serviços e oficinas ortopédicas habilitadas no RN e faremos a atualização periódica do guia informativo", explicou Marilene Soares, coordenadora da RCPD.

A Rede Cuidados à Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte atualmente está presente em sete das oito regiões de saúde por meio dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), Oficina Ortopédica Fixa e também pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que aderiram à rede por meio de portarias específicas. Hoje o RN conta com dez CER e duas Oficinas Ortopédicas Fixas habilitadas pelo Ministério da Saúde, além de uma outra Oficina no município de Guamaré em processo de habilitação.

Também presente ao evento de lançamento do guia, a defensora pública do núcleo da pessoa com deficiência, Fabrícia Gaudência, destacou a importância das parcerias na garantia da inclusão e autonomia de todas as pessoas com deficiência do estado. "A defensoria busca constantemente parcerias para que os direitos das pessoas sejam garantidos. O guia é fundamental para que a população tenha o acesso à informação. Vemos o quanto já foi feito, mas ainda é preciso avançar e precisamos caminhar juntos sempre", disse.

Na programação de lançamento do guia, durante o dia de hoje, estão previstos ainda momentos de capacitação e atividades práticas em torno do tema, além de uma oficina sobre “Análise e gestão do processo de trabalho nos Centros Especializados em Reabilitação: Ferramentas de Abordagem Familiar, Clínica Ampliada e Processo Terapêutico Singular”, que será ministrada pela Mestra em Saúde da Família e Doutoranda em Saúde Coletiva, Márcia Pelense.

Videocast

Podcast