Oferecimento:
logo
Moares Neto/Agência Sebrae
Example news
RN, juntamente com os estados da Bahia, Ceará e Piauí, respondeu por 84% da energia eólica gerada no Brasil.

Tecnologia

15/08/2022

Rio Grande do Norte terá polo de energias renováveis como referência para o país

O Rio Grande do Norte passará a ser referência no Brasil no suporte e desenvolvimento do setor de produção de energias limpas do país e no fomento a novas oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas envolvidas nessa cadeia produtiva. Trata-se do Polo Sebrae de Energias Renováveis, um hub de informações, conexões, capacitação e estratégias será instalado no estado para atender a empreendedores de todo o país e estabelecer ações integradas entre governanças nos estados, grandes corporações, startups, pequenos negócios e demais atores do ecossistema de inovação.

O estado foi escolhido para operacionalizar o polo pela experiência no atendimento aos empreendedores do setor e portfólio de soluções desenvolvidas especialmente para o setor de energias renováveis, sobretudo o de geração fotovoltaica, que já ocupa a terceira posição na matriz energética do país com produção de 17,4 MW.

Além disso, o RN é o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 6,6 Gigawatts de potência instalada, com 345 empreendimentos (operação, construção e contratados) e 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada. Juntamente com Bahia, Ceará e Piauí, respondeu por 84% da energia gerada por essa fonte nos últimos 12 meses, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

O estado também apresenta potencial para a geração do hidrogênio verde e já possui um centro de tecnologia que é referência na área para o país, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGás-ER), do sistema Senai, onde o novo polo será instalado, em Natal.

Videocast

Podcast