Em um cenário de retomada das atividades presenciais após dois anos de pandemia, o Estado do Rio Grande do Norte sedia o XVIII Encontro Nacional da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação).
“É fundamental momentos como esse, que faz a discussão na perspectiva que a gente assegure aquilo que está estabelecido como premissa que é o direito inalienável da educação de todas as crianças, jovens e adultos desse país. Nós não podemos nos fechar na discussão do ensino superior perdendo de vista a importância e a gravidade que a educação básica enfrenta nesse país”, afirmou a Márcia Gurgel, a secretária adjunta da Educação.
Até 14 de julho, o PROIFES-Federação reúne observadores, convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados no hotel Golden Tulip, em Natal, para debater o orçamento para as Universidades e Institutos Federais, autonomia universitária, reposição inflacionária para os servidores e servidoras federais, carreira docente e a pesquisa científica.
“O Encontro Nacional é o ponto final de um processo de discussão entre os sindicatos federados, da conjuntura que tem afetado as IFES. É também, paradoxalmente, o ponto de partida para as ações mais imediatas da Federação. Nesse Encontro, os professores das IFES poderão debater esses temas, que giram em torno da defesa das IFES e dos seus salários e carreira, e formular propostas”, disse o presidente interino do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, professor do departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados