Oferecimento:
logo
Portal Dido
Example news
Guilhemer Saldanha é responsável pela pasta de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte.

Economia

08/08/2022

Rio Grande do Norte é o maior exportador de frutas do Brasil desde 2019

Desde 2019 o Rio Grande do Norte figura como o maior exportador de frutas do Brasil. Só naquele ano, o estado potiguar bateu a barreira de US$ 125 milhões em exportação do produto. Para o responsável pela pasta de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Guilherme Saldanha, o título deve permanecer.

“Eu vi algumas pessoas falando que o RN vai cair 20% das exportações de frutas. Eu não acredito nisso, em hipótese alguma”, disse o secretário em entrevista ao Jornal da 91. Saldanha argumenta que grande parte do mundo enfrenta problemas com a obesidade da população, fazendo com que as pessoas busquem cada vez mais uma alimentação saudável com base em frutas.

Apesar do sucesso nas exportações, o RN enfrenta problemas logísticos com o seu maior parceiro comercial, a China. Recentemente o Estado firmou um acordo com a China para a exportação de melões, contudo a falta de uma rota direta para o país asiático tem dificultado o negócio.

Saldanha explicou que a rota feita hoje pelos navios contam com algumas paradas na Europa e no Oriente Médio, o que aumenta estimado de entrega em 30 dias para 52 dias.

Durante a entrevista o secretário falou ainda sobre o leilão do terminal pesqueiro. De acordo com ele, o novo leilão deve acontecer no mês de setembro e que devem aparecer alguns compradores para a disputa, inclusive empresas e grupos do RN.

Confira a entrevista:

Videocast

Podcast