Oferecimento:
logo
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Example news
Queda no volume de vendas reverberou também na receita nominal de vendas do RN que caiu 4,5 pontos percentuais em relação ao mês passado, ficando em –0,1% no mês de fevereiro de 2023.

Economia

02/05/2023

Receita de vendas do Comércio Varejista no RN voltam a cair após início de ano em alta

O volume de vendas do comércio no Rio Grande do Norte variou negativamente em 0,7%, mas manteve uma taxa positiva de 0,6% no acumulado do ano. Na comparação com fevereiro de 2022, houve queda de - 1,5%, enquanto no indicador dos últimos 12 meses manteve alta com uma taxa de 1,7% (mesma taxa de janeiro de 2023 no índice). Nacionalmente, o volume de vendas também apresentou queda variando em - 0,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada no último dia 25 pelo IBGE.

A variação negativa no mês foi acompanhada por 13 das 27 unidades federativas pesquisadas que fazem parte do comércio varejista, sendo seis delas localizadas no Nordeste. Destaque para Paraíba que despencou em -11,5% seu volume de vendas. Piauí, Alagoas, Bahia e Sergipe ficaram em torno de –1% variando entre si por décimos. Pernambuco ficou logo atrás do RN com variação negativa de 0,4%. Maranhão e Ceará foram os únicos estados da região nordeste a ter alta nas vendas, com 2,0% e 0,6%, respectivamente. 

A queda no volume de vendas reverberou também na receita nominal de vendas do estado potiguar que caiu 4,5 pontos percentuais em relação ao mês passado, ficando em –0,1% no mês de fevereiro de 2023. Apesar desta variação, as taxas do acumulado do ano e do acumulado nos últimos doses meses continuaram positivas, sendo de 7,2% e 12,1% respectivamente. Além disso, se comparado ao mesmo mês do ano anterior, a receita de vendas subiu 4,7%.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em fevereiro de 2023 teve um aumento de 0,9% nas vendas frente a janeiro, após variar 2,0% no mês passado. Isso demonstra que apesar de continuar com taxas positivas, o varejo ampliado caiu 1,1 ponto percentual. O Rio Grande do Norte está entre as 22 UFs que apresentaram resultados positivos neste índice.

Videocast

Podcast