Um levantamento da Abrasel com 1.709 respostas de empresários do setor de bares e restaurantes em todo o país mostra que otimismo com o final de ano se traduz em ações reais. Quase metade (45%) disse ter a intenção de contratar funcionários – sendo que 25% revelaram já ter aumentado o quadro de funcionários em setembro. Outros 51% têm a expectativa de manter o time atual e apenas 4% dizem que irão realizar demissões.
“O número de empresas contratando é alto, mas não nos surpreende. Estamos acompanhando de perto a movimentação dos estabelecimentos e já prevíamos a melhora dos indicadores na economia", afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
Entre os que pretendem contratar, 63% apontam como motivo o aumento de demanda previsto, em função dos eventos. Mas também chama a atenção o número de empresas que busca mais gente para ampliar o negócio com novos produtos/serviços (11%) ou para abrir filiais (9%). Além disso, 25% procuram profissionais para recompor o quadro e readequar a empresa à nova configuração de mercado pós-pandemia.
Mas nem todos estão encontrando os profissionais desejados. A quase totalidade (99%) dos entrevistados que pretende contratar disse ter algum grau de dificuldade na seleção. Quanto mais especializado o profissional, mais difícil de encontrar.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados