A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje (13) 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará. A operação Maritimum visa combater uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava nos terminais portuários.
Durante as investigações, iniciadas no final de 2021, foi identificado um grupo logístico responsável pelo transporte e armazenamento da droga oriunda da fronteira do Brasil com os países produtores e, em seguida, realizada a “contaminação” de contêineres, ou seja, introduziam entorpecentes nas cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.
A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.
Os presos nesta operação estão sendo encaminhados para as sedes da Polícia Federal dos estados em que foram presos e responderão na medida das suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa; tráfico internacional de drogas; e lavagem de dinheiro, dentre outros em apuração.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados