Oferecimento:
logo
Lenilton Lima
Example news
Reunião realizada hoje e convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Em Educação Pública do RN resultou em aprovação de indicativo de greve.

Educação

27/02/2023

Professores da rede estadual aprovam indicativo de greve para próxima sexta-feira, 3

Os professores da Rede Estadual aprovaram indicativo de greve em Assembleia realizada na tarde de hoje (27), na Escola Estadual Winston Churchill. Convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores Em Educação Pública do RN (SINTE), o encontro definiu que o movimento será deflagrado na próxima sexta-feira (3), em nova Assembleia. Até lá, conforme determina a Lei de Greve, o Sindicato vai comunicar ao governo do Estado o que foi decidido coletivamente.

Assim como no ano passado, a principal reivindicação da categoria é a atualização do piso salarial, desta vez no índice de 14,95%. Embora o governo esteja negociando, os educadores não estão satisfeitos com as propostas dada pelo Executivo estadual de implementar o piso salarial de 2023 de forma escalonada. 

Propostas do governo do Estado

A primeira proposta apresentada pelo Executivo estadual consistia no seguinte:

Em março implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

A outra proposição tinha o seguinte formato: Implantar 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem.

Confira abaixo o calendário de luta divulgado pelo SINTE:

  • Assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill.
  • Comunicação ao governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial os seguintes
  • temas: Piso Salarial, Carreira dos Funcionários, Projetos de lei do Porte das Escolas e Escolas em Tempo Integral e realização de Concurso Público.
  • Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/03.
  • Atividade de rua: faixaço no cruzamento do Midway Mall, no dia 06 de março (segunda-feira), às 15h.
  • Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada
  • do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde.
  • Assembleia no dia 10 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill. Pauta: Avaliação da greve e encaminhamentos.

Videocast

Podcast