Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news
Informações preliminares indicam que o ataque afetou apenas sistemas administrativos.

Investigação

26/07/2024

Polícia Federal investiga ataque cibernético contra sistemas do governo

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (25), uma investigação preliminar para apurar o ataque cibernético que atingiu os sistemas internos e administrativos do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última terça-feira (23).

Segundo a PF, especialistas em crimes de alta tecnologia estão trabalhando em conjunto com a equipe da Secretaria de Governo Digital. O objetivo é reunir informações que possam identificar a autoria, o modo de operação e a motivação do ataque.

Informações preliminares indicam que o ataque afetou apenas sistemas administrativos. A situação está controlada e o MGI possuía cópias de segurança dos sistemas atingidos, para garantir a restauração dos serviços.

A investigação está sob a responsabilidade da Diretoria de Crimes Cibernéticos, unidade da PF especializada em apurar crimes de alta tecnologia.

Na manhã desta quinta-feira (24), o MGI informou que parte do problema ocorrido foi solucionado. O chamado “Tramita Gov.Br” do Processo Eletrônico Nacional (PEN) — infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico que permite diálogo entre órgãos do Governo Federal, estados e municípios, foi reestabelecido por volta das 17h de quarta (24).

A pasta informou que segue trabalhando para normalizar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em 9 ministérios. Trata-se de uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, neste caso, entre o Executivo.

Videocast

Podcast