Oferecimento:
logo
Reprodução/TSE
Example news
Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral deu prazo de 24h para que o presidente do PL esclareça informações sobre o caso.

Eleições

29/09/2022

PL pagou instituto que fez auditoria no TSE com dinheiro do partido

O Partido Liberal (PL), o qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado, utilizou recursos próprios para pagar um instituto que elaborou um documento que aponta falhas no sistema eleitoral brasileiro e a possibilidade de fraude nas eleições deste ano.

Segundo a CNN, documentos mostram que o partido pagou R$ 225 mil ao instituto utilizando a conta bancária 412022-1 da agência 0452-9 do Banco do Brasil. Essa conta, conforme mostra o documento, é a declarada pelo PL ao Tribunal Superior Eleitoral como a que transitam recursos próprios, e não recursos públicos do fundo partidário ou do fundo eleitoral.

As informações constam no documento entregue pelo partido ao TSE no balanço que, pela legislação, é preciso ser apresentado a corte quatro meses antes da eleição.

A alegação de que se trata de recursos privados, e não públicos, deve constar na manifestação que o PL apresentará ao TSE para explicar o pagamento. Hoje (29), a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral deu prazo de 24 horas para que o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, preste “informações sobre o uso de recursos públicos oriundos do Fundo Partidário na contratação de serviços que resultaram no documento Resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE”.

Mesmo que sejam recursos próprios, e não públicos, fontes do TSE disseram à CNN que o partido pode enfrentar problemas. 

Com informações da CNN Brasil

Videocast

Podcast