Oferecimento:
logo
Agência Petrobras
Example news
Inédito no mercado, produto já atraiu parceiro para produção e teste em escala industrial.

Tecnologia

01/03/2024

Petrobras desenvolve adesivo anticorrosivo de PET 100% reciclado

O Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), anunciou o desenvolvimento de um adesivo anticorrosivo, feito inteiramente a partir de PET reciclado. A inovação, que já teve sua patente depositada, promete ser um marco na indústria, oferecendo uma solução sustentável e eficaz para proteger instalações industriais, prediais e até mesmo uso doméstico.

O produto, denominado de PET Adesivo, possui facilidade de aplicação, dispensando procedimentos complexos como lixamento. Basta limpar a área afetada e aplicar o adesivo, sem a necessidade de preparações adicionais, tornando-o ideal para uma ampla gama de aplicações, desde plataformas e refinarias até ambientes domésticos. Além disso, sua eficácia foi comprovada em testes laboratoriais e em campo, incluindo refinarias e plataformas como a Duque de Caxias (Reduc) no Rio de Janeiro.

“A Petrobras é uma fábrica de inovação e podemos dizer que este é um produto, literalmente, aderente aos compromissos da empresa: sustentável, redutor de emissões, capaz de agregar valor ao negócio e contribuir para a segurança das nossas operações. Mais um resultado do nosso investimento responsável e atento às demandas da sociedade”, avalia Jean Paul Prates, presidente da empresa.

O projeto, que resultou em uma parceria entre Petrobras, UFMG e a empresa Karoon Energy, está avançando para a fase de testes finais. Uma planta piloto está sendo construída para fabricar as primeiras 60 mil unidades, as quais serão utilizadas para validar o produto antes de sua comercialização.

Videocast

Podcast