A 14ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada hoje (3), mostra que a corrida ao Palácio do Planalto começa a ficar mais apertada. De acordo com a mostra, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 44% das intenções de voto no 1º turno, contra 32% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Na pesquisa divulgada em julho, Lula tinha 45% e o atual mandatário 31%, portanto, eles oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2 pp. No entanto, a diferença entre os dois vem caindo e está em 12 pp, a menor da série histórica iniciada em julho de 2021. Em relação a janeiro deste ano, Lula oscilou de 45% para 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro subiu 9 pp, de 23% para 32%. Já os outros presidenciáveis, somados, caíram de 19% para 10%.
De acordo com a Genial/Quaest, Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto, contra 6% da pesquisa anterior. Na sequência aparecem André Janones (Avante) e Simone Tenet (MDB), com 2% cada, o mesmo porcentual que registraram na pesquisa divulgada no mês passado. Pablo Marçal (PROS) aparece com 1% e os outros concorrentes não pontuaram.
Os votos em branco e nulos somaram 6%, o mesmo porcentual dos indecisos. Mesmo com o avanço de Jair Bolsonaro, se forem considerados apenas o votos válidos, Lula teria 51%, portanto, com chances de vencer a eleição no primeiro turno, considerada, obviamente, a margem de erro de 2 pp para mais ou para menos.
Fonte: Estadão Conteúdo
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados