Para os entusiastas de astronomia, novembro será um mês repleto de eventos celestes. Além da última Superlua de 2024, haverá uma chuva de meteoros e a aproximação de astros visíveis a olho nu em várias partes do Brasil.
O mês começa com uma aproximação entre a Lua e o planeta Vênus. Com seu brilho característico, Vênus estará visível ao lado da Lua por volta da meia-noite da próxima segunda-feira (4). Já no dia 10, será a vez de Saturno cruzar o céu próximo à Terra, em um fenômeno raro de ocultação – quando a Lua encobre o planeta momentaneamente.
Marcada para a noite entre os dias 15 e 16 de novembro, a última Superlua de 2024 promete encantar os espectadores. Segundo astrônomos, o fenômeno tornará a Lua aproximadamente 6,5% maior e 12,8% mais brilhante do que o normal, pois o satélite estará no perigeu – ponto de maior proximidade com a Terra durante uma lua cheia.
Os interessados em observar meteoros terão a chance de presenciar o pico da chuva de meteoros Leonídeos no dia 17 de novembro, quando são esperados até 10 meteoros por hora. A chuva, que pode ser vista desde o início do mês, continuará até o dia 30. Para uma visão clara, o recomendável é observar a partir da direção da constelação de Leão.
Para aproveitar ao máximo a observação dos fenômenos celestes, seguem algumas recomendações:
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados