A Qdenga, nova vacina contra a dengue,chegou ao Rio Grande do Norte, mas apenas na rede privada de saúde, como em clínicas e laboratórios. Até o momento, não há previsão para a aplicação na rede pública, visto que o Ministério da Saúde optou por não comprar o novo imunizante da farmacêutica japonesa Takeda.
O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano e há cerca de duas semanas iniciada a distrubuição para comercialização no Brasil.
Segundo preço tabelado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o valor de cada dose no mercado deve ficar entre R$ 301,27 e R$ 402,05. A vacina é aplicada em duas doses.
Ainda não há prazo para que a Qdenga seja disponibilizada na rede pública de saúde do Brasil. A liberação depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão que assessora o Ministério da Saúde na tomada de decisões desse tipo.
Quem pode se vacinar
A vacina é aplicada em duas doses, num intervalo de três meses entre a primeira e a segunda - e está autorizada para pessoas entre 4 e 60 anos de idades.
Com informações do G1
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados