Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Em Natal, será exibido o filme Malévola .

Opinião

06/08/2022

Natal recebe o Festival de Cinema Acessível para crianças

Natal receberá nos dias 8, 9 e 10 de agosto o ‘Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional’, que foi aprovado para a 36ª e, agora, também para a 37ª edição do ‘Criança Esperança’. O projeto, que conta com a chancela da Unesco, aproxima da sétima arte as crianças com deficiência visual, deficiência auditiva e com deficiência intelectual, e mostra como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social.

O projeto nasceu há oito anos no Rio Grande do Sul, como Festival de Cinema Acessível, idealizado pelo empreendedor e musicista Sidnei Schames, o Sid, diretor da empresa Som da Luz. Logo na estreia, em 2015, seu filho, David, então com oito anos, não pode entrar no cinema, por não ter a idade necessária. Acabrunhado, exclamou: “meu pai criou um Festival Acessível para os outros; mas não é acessível para mim!”. Logo depois, transformou a indignação em projeto: “Pai, que tal a gente criar também um festival para as crianças? Já tenho até nome e slogan: ‘Festival de Cinema Acessível Kids, leve seu pai ao cinema!'”. Esse é o projeto que foi lançado em 2017 e este ano saiu dos limites do Rio Grande do Sul e ganha o país, encorpado pela oficina “Educadores +Inclusivos” (para educadores de escolas da rede pública e privadas a serviço da inclusão educacional).
 
Em Natal, o projeto conta com o apoio de um grupo criado pelo professor Jefferson Fernandes, diretor do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisador da área de Acessibilidade Cultural. “Temos nos reunido a distância muitas vezes para alinhar todos os detalhes da produção do evento. O professor Jefferson está sendo fundamental reunindo e coordenando a equipe de Natal, formada por entidades, secretarias, escolas e universidades para fortalecer a ação”, diz Schames.

Programação:

  • 8 de agosto:

9h às 15h – oficina para educadores

  • 9 e 10 de agosto:

8h – primeira sessão do filme Malévola

14h – segunda sessão do filme Malévola

A entrada é franca, mas é preciso fazer a inscrição pelo e-mail contato@maiscrianca.org.br

Videocast

Podcast