Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
Das cinco penitenciárias de segurança máxima do Brasil, só a de Brasília tem muralhas, inauguradas em 2022.

Segurança pública

19/04/2024

Muralha da Penitenciária de Mossoró custará R$ 37 milhões e será entregue em 2025

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou que órgão empenhou R$ 37 milhões para a construção de uma muralha na Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Os recursos virão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). A obra está prevista para ser concluída em 2025 e é uma resposta à fuga de 2 presos do local em 14 de fevereiro.

Das cinco penitenciárias de segurança máxima do Brasil, só a de Brasília tem muralhas, inauguradas em 2022. À época, a promessa era de que os presídios federais de Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS)e Mossoró também ganhassem muros.

Os dois detentos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró foram encontrados e presos em Marabá (PA) em 4 de abril por uma equipe de investigação da Polícia Federal. Eles estavam desaparecidos havia 50 dias, desde 14 de fevereiro. Foi a 1ª fuga de presídio brasileiro de segurança máxima. Os criminosos eram ligados ao Comando Vermelho e contaram com ajuda de outros integrantes da facção para escapar.

Eles pretendiam ir para o exterior. Ao comentar da fuga, o ministro da Justiça afirmou na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal na terça-feira (16) que, se os dois homens não tivessem sido presos pela PF a tempo, “já estariam fora do Brasil”. Lewandowski declarou ainda que o ministério reforçou as celas do presídio, instalou mais câmeras e implantou novas luminárias. “É uma penitenciária antiga que não atendia aos protocolos mais modernos”, afirmou.

Videocast

Podcast