O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP) recomendou que a Prefeitura de SãoTomé, município do Agreste potiguar, retifique o edital de um concurso público para o preenchimento de cargos da estrutura administrativa municipal. A recomendação é da Promotoria de Justiça local e foi publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).
No documento, o MP recomenda que a Prefeitura e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), organizadora do certame, insiram no edital do citado concurso público a possibilidade de inscrição gratuita dos candidatos que comprovarem ser doadores de medula óssea ou por não ter condições de arcar com a taxa de inscrição no concurso público.
Essa medida está alinhada com o princípio da dignidade da pessoa humana da Constituição Federal, fixando critérios objetivos para configuração dos casos de isenção da referida taxa de inscrição, conforme previsto em Lei federal.
Ainda conforme o Ministério Público, os organizadores devem providenciar, ainda, a reabertura das inscrições do concurso, por igual prazo já transcorrido quando da retificação, prevendo a possibilidade de pedido de isenção da taxa do concurso, prazo para recursos e a publicação de uma nova divulgação da lista de
inscritos na condição de isentos.
A Prefeitura de São Tomé e a Funcern têm cinco dias para informar ao MP sobre as providências adotadas em face dos termos recomendados. Em caso de não acatamento destes termos, o Ministério Público informa que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados