Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Objetivo do evento é promover a inclusão produtiva e fomentar a atividade turística da cidade.

Arte

04/11/2022

Mostra de Cinema chega à sua 9ª edição e movimenta São Miguel do Gostoso neste fim de semana

A 9ª Mostra de Cinema de Gostoso começa hoje (4) e segue até terça-feira (8) na paradisíaca São Miguel do Gostoso, distante 100 km de Natal. Evento tradicional no calendário da cidade e do estado, este ano vai exibir gratuitamente, em um telão instalado na areia da Praia do Maceió, 13 curtas-metragens e dez longas-metragens de 12 estados brasileiros.

Em 2022 a Mostra recebeu um número recorde de inscrições de filmes — 927 obras vindas de todas as regiões do país, que serão exibidas nas mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessões Especiais. O evento conta com o apoio do governo do Estado por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, no valor de R$ 150 mil.

Um dos objetivos do evento é promover a inclusão produtiva, por meio do fortalecimento das cadeias e arranjos produtivos locais em bases sustentáveis, e fomentar a atividade turística, que é uma das principais fontes de geração de trabalho e renda para o Estado. Agricultores familiares e artesãos terão um espaço próprio para divulgação e comercialização de seus produtos.

O público que participar da Mostra esse ano terá acesso a um espaço da Setur e Emprotur para registro de fotos, postagem e interação nas redes sociais – que será montado com imagens dos municípios potiguares premiados com o Sustainable Top 100 Destinations, selo internacional concedido pela fundação holandesa Green Destinations aos 100 destinos mais sustentáveis do mundo.

Este ano a Mostra de Cinema terá um novo local de exibição: uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde acontecerá a Mostra Panorama, que exibirá longas e curtas-metragens no período da tarde.

Desde 2013 os curadores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, promovem formação técnica e audiovisual para a comunidade. Como resultado destes cursos, foram produzidos dois curtas-metragens que terão sua estreia na Mostra Coletivo Nós do Audiovisual: a ficção Arrebentação e o documentário Os Barraqueiros.

De lá pra cá foram ministradas 47 oficinas e produzidos 22 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra e em diversos festivais no país. Os cursos têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica.

O conhecimento adquirido é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação na organização da Mostra de Cinema de Gostoso. Até hoje, 112 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores já passaram pelos cursos de formação. A maioria deles está cursando o ensino técnico/superior e trabalhando com audiovisual e em áreas correlatas.

Videocast

Podcast