Oferecimento:
logo
Reprodução/Wikimedia Commons
Example news
Gorbachev morreu após uma doença grave e prolongada, informou um hospital russo.

Mundo

30/08/2022

Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética, morre aos 91

O último ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, morreu aos 91 anos, segundo informações divulgadas hoje (30) por agências de notícia russas. 

De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, ''Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada'', informou o hospital.

Para os países ocidentais, o ex-líder da União Soviética é conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria, a disputa entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, encabeçado pela URSS, no entanto muitos russos o acusavam de ter iniciado ousadas reformas de aberturas no estado que levaram ao colapso soviético.

Ele também chegou a ser laureado o nobel da paz em 1990. 

História

Mikhail Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931, na cidade de Privolnoye, na Rússia, membro de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Formou-se em Direito em 1955, pela Moscow State University, e em Economia em 1967, pela Faculty of Economy.

Em 1952, ingressa no Partido Comunista da União Soviética e trabalha em vários cargos no partido pelas próximas duas décadas.

Já em 1970, Gorbachev torna-se deputador do Supremo Soviético, o mais alto órgão legislativo da União Soviética, e no ano seguinte vira membro do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Videocast

Podcast