O deputado Francisco do PT, líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL), fez duras críticas aos parlamentares da oposição, apontando uma contradição ao cobrarem cortes de gastos enquanto, simultaneamente, propõem medidas que aumentariam as despesas do Estado. A declaração foi feita em pronunciamento nesta quinta-feira (7).
Francisco lembrou que o governo enviou à AL uma proposta de lei para controlar o crescimento dos gastos com pessoal, limitando-o a 80% do crescimento da receita. Segundo a proposta, caso a receita do Estado aumente, por exemplo, em 10% em um determinado ano, os gastos com pessoal poderão crescer no máximo 8%, mantendo-se assim uma proporção controlada entre receitas e despesas.
No entanto, segundo o deputado, integrantes da oposição tentam modificar a proposta, buscando retirar essa limitação para permitir reajustes salariais ilimitados para os servidores públicos. “Alguns dos colegas deputados que cobram que o governo corte gastos são os mesmos que apresentaram emendas criando gasto para o Estado. É assim: ‘Eu não quero que você arrecade, viu, Estado, mas eu quero que você gaste mais’. Quando vai para a mídia, cobra corte de gasto. Mas pode olhar as emendas que é criando gasto. Pode olhar as emendas que é no sentido de derrubar os mecanismos de responsabilidade fiscal”, afirmou Francisco do PT.
Durante seu discurso, o líder governista apresentou emendas propostas por membros da oposição como prova de suas alegações, ressaltando que tais emendas contrariam os esforços do governo em manter uma política fiscal responsável.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados