Oferecimento:
logo
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Example news
Cidadão deverá solicitar o caráter de urgência via e-mail para urgenciasidentidade@rn.gov.br.

Estado

31/08/2022

Itep disponibiliza 'RG de Urgência' no RN a partir de sexta-feira, 2

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) disponibiliza a partir de sexta-feira (2) o "RG de Urgência". A modalidade vai garantir a entrega do documento de um modo mais rápido, em até três dias úteis.

Atualmente o prazo de expedição da carteira de identidade varia, de 10 a 20 dias úteis, devido a procedimentos internos e da logística de envio dos documentos para os postos de identificação.

Diante disso, o Itep elaborou uma forma de agilizar o procedimento para aqueles que precisam da documentação de uma maneira mais rápida. O instituto definiu casos específicos em que as pessoas poderão solicitar o RG de Urgência, confira abaixo:

  • Catástrofes naturais;
  • Matrícula escolar (apresentar documento da instituição de ensino que informe que é necessário apresentar a carteira de identidade para fazer a matrícula);
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Por necessidade de viagem a trabalho (desde que comprovado com declaração da empresa especificando a impossibilidade de planejamento da viagem com a devida antecedência);
  • Solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde (apresentar a documentação que comprove a solicitação);
  • Interesse da Administração Pública;
  • Certames públicos ou particulares, como inscrição em eventos esportivos (apresentar a Inscrição);
  • Solicitação de benefícios perante órgãos públicos ou dinheiro retido em banco.

O cidadão deverá solicitar o caráter de urgência preferencialmente via e-mail para urgenciasidentidade@rn.gov.br, informando em qual caso se encaixa e já encaminhando os documentos comprobatórios, ou não sendo possível, através de requerimento escrito diretamente na sede do Instituto de Identificação, na Ribeira.

Videocast

Podcast