Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Haverá ainda uma exposição que reunirá 14 obras Moura Rabello.

Literatura

27/07/2022

Isaura Amélia lança a obra “Moura Rabello: precursor da arte potiguar”

Como era o cenário das artes plásticas em Natal nos primeiros anos do Século XX antes de Newton Navarro, Dorian Gray Caldas e Ivon Rodrigues demarcarem o modernismo local?  Entre os adeptos das belas artes, artistas, salões e escolas da época, um deles se destacava: Moura Rabello, nome que retratou inúmeras personalidades da cidade com a maestria dos grandes retratistas. Nascido em Natal no final do século XIX, o artista ganha um olhar sobre sua obra e história graças a uma pesquisa da professora Isaura Amélia Rosado Maia transformada em livro. “Moura Rabello: precursor da arte potiguar”, será lançado dia 29 de julho, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. 

A programação começa às 18h com a exposição “Rabello em Vários Angulos”, reunindo 14 obras do pintor sob a curadoria do Colecionador de Arte e Promotor Manoel Onofre Neto, Dione Caldas e o colecionador Nildo.

Haverá ainda um bate-papo sobre o artista com participação da filha Marlene Rabello. Logo após acontece a sessão de lançamento do livro. 

Editado pela jornalista e fotógrafa Angela Almeida, o livro de Isaura Amélia é uma contribuição singular à compreensão do movimento artístico e cultural nos primeiros anos do século passado. “O livro percorre a Natal artística nos primeiros 50 anos do Século XX, antes da exposição coletiva de Navarro, Dorian e Ivon Rodrigues,  marco bem definido  nas nossas artes plásticas como arte moderna”, comenta. 

Videocast

Podcast