Estado
03/03/2025
Desde 23 de fevereiro, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não precisa mais acomodar novos pacientes nos corredores do setor de politrauma. A informação foi divulgada no domingo (2) pelo Governo do Rio Grande do Norte, que atribui a melhora a ações implementadas para aliviar a demanda da unidade e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Entre as iniciativas adotadas, está a criação do serviço de ortopedia no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. Em funcionamento desde 7 de fevereiro, a unidade atende casos de baixa e média complexidade de seis municípios da Região Metropolitana de Natal: Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu e Ceará-Mirim.
Nos primeiros 20 dias de operação, o serviço realizou mais de 210 atendimentos. Sem essa alternativa, esses pacientes teriam sido encaminhados ao Walfredo Gurgel, aumentando a ocupação do hospital. Inicialmente, o atendimento ortopédico não incluía cirurgias, mas desde 25 de fevereiro os procedimentos começaram a ser realizados, contribuindo para a redução da demanda na unidade.
O diretor-geral do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, ressaltou a mudança no cenário da unidade.
“Neste sábado (1) nós tivemos um momento marcante para toda unidade, chegamos a zerar o segundo corredor, que até então só havíamos conseguido com o corredor do politrauma. O esvaziamento do corredor principal da unidade começou dia 23, ou seja, hoje faz sete dias que estamos com o corredor do politrauma zerado”, afirmou.
A secretária adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, reforçou o impacto das ações governamentais coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
“Desde o final do ano passado intensificamos as ações de gestão sobre o HMWG e desde então há um maior controle sobre a situação do corredor que há cerca de uma semana está esvaziado”, disse.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados