Oferecimento:
logo
6:02
Min. 25° | Max. 30°
Ascom/Governo do RN
Example news
O programa potiguar é considerado, pelo Ministério da Saúde, uma referência para todo o país.

Saúde

28/03/2025

Governo investe mais de R$ 1 milhão em novos equipamentos para Telemedicina

O programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte está em fase de finalização da renovação de mais de 200 eletrocardiogramas, que estão sendo distribuídos por todos os 167 municípios potiguares. Este investimento, que alcança R$ 1,1 milhão por ano, garante a realização de mais de 10 mil exames mensais em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, e Unidades Básicas de Saúde, entre outros.

Desde a sua implementação em 2010, o programa potiguar se destaca como uma referência nacional, sendo o pioneiro no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa tem sido fundamental na diminuição da mortalidade por infarto agudo do miocárdio no estado. “O RN é o estado do Nordeste com menor taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio. Isso se deve ao grande investimento regionalizado que o Governo faz e que passa pela qualificação do cuidado nos municípios e nos hospitais com exames, consultas, medicamentos e cirurgias. Comemoramos essa modernização dos equipamentos que chegam em todas as urgências para trazer agilidade e segurança ao paciente,” afirmou Leidiane Queiroz, secretária-adjunta da Sesap.

Os novos eletrocardiogramas são modernos e permitem a realização de exames à distância, utilizando conexão à Internet, Wi-Fi e telefonia móvel. Ao longo de 15 anos, o programa já contabilizou 1,4 milhão de exames, resultando em mais de 2 milhões de diagnósticos, incluindo mais de 75 mil infartos.

Atualmente, a Sesap opera com 209 equipamentos que emitem laudos à distância, disponibilizados conforme a demanda de cada unidade. O procedimento é simples: o profissional de saúde realiza o exame, que é enviado para uma central de telemedicina, onde cardiologistas analisam os resultados e emitem laudos, podendo até oferecer uma segunda opinião médica.

Além disso, a Sesap está expandindo suas iniciativas de telediagnóstico, incluindo telerradiologia para exames de tomografia, raios-X e mamografia. “A saúde digital se consolidou como uma realidade na assistência em nosso estado. Estamos buscando a possibilidade de implantação de outras variantes assistenciais nas regiões de saúde, como M.A.P.A. 24h, Holter 24h, espirometria, eletroencefalograma e retinógrafos, de modo a evitar o deslocamento dos pacientes para a realização desses exames em centros maiores, fortalecendo assim a regionalização da saúde,” destacou Carlos Eduardo Costa, coordenador do Programa de Telemedicina da Sesap.

Mais lidas

Videocast

Podcast