Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Parceria permite a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Educação

09/03/2023

Governo discute com Unicef ampliação do programa Caminhos da Aprendizagem

O governo do Estado discutiu com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), hoje (09), a expansão do "Programa Educacional Caminhos de Aprendizagem: Avexadas para Aprender" que adota novas políticas educacionais no enfrentamento à cultura do fracasso escolar.

O programa envolve a escuta de adolescentes, a formação de professores e gestores, e a elaboração de um currículo diferenciado com o objetivo de facilitar o diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série oferecendo um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais.

O programa "Avexadas para Aprender" foi desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN), com apoio estratégico do UNICEF e do Itaú Social.

Nesta parceria, o Unicef, a SEEC/RN e a Undime desenvolveram uma proposta curricular diferenciada para as escolas integrantes do projeto, buscando apoiar a aprendizagem de estudantes em distorção idade-série e a redução das desigualdades.
 
No primeiro ano, o Avexadas envolveu 31 turmas e 623 estudantes de 22 escolas públicas das redes estadual e municipal em 16 cidades (Afonso Bezerra, Baraúna, Caiçara do Norte, Caicó, Canguaretama, Cerro Corá, Extremoz, Galinhos, Lagoa de Velhos, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pedro Avelino, Pureza e Touros). Também estão engajados 167 profissionais da educação e 38 coordenadores pedagógicos.

No RN, a parceria permite a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.

Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou que a administração atual trabalha para dotar as escolas públicas de estrutura física agradável e infraestrutura tecnológica para garantir o interesse do aluno e o aprendizado. "Cada dia se torna mais importante a infraestrutura tecnológica reforçando as ferramentas do aprendizado", afirmou.

Videocast

Podcast