A
governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra seguiu acompanhando posses de ministros de Estado, na terça-feira (3), em Brasília-DF. As cerimônias prestigiadas foram do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Luiz de Almeida; e do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho.
Direitos Humanos
“A construção de um Brasil pautado na igualdade e na justiça social volta a ser prioridade”, comentou a governadora, ao lado do advogado e professor Silvio Almeida.
O ministro destacou que a missão é de construir um novo Brasil, em que todos vão caber. Sua primeira mensagem foi de reverência “à luta por memória, verdade e justiça” e enalteceu a militância do povo preto, incluindo Marielle Franco e Pelé, que também foi ministro de estado.
Silvio Almeida revelou que o Ministério foi encontrado “arrasado” com o fim de conselhos e participações, políticas públicas descontinuadas e orçamento reduzido. De acordo com ele, a gestão passada tentou ainda extinguir sem sucesso a comissão de mortos e desaparecidos e o mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura.
“Todo ato ilegal, baseado no ódio e no preconceito será revisto por mim e pelo presidente Lula, que sempre teve compromisso com a democracia (...) Chegamos ao cúmulo de ver a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos sendo usada para propagar discurso contra a política de vacinação. Não mais. Essa era se encerra nesse momento. Acabou.”, declarou.
Transportes
Começou também nesta terça-feira a gestão de Renan Filho à frente do Ministério dos Transportes. O gestor alertou que às vésperas da safra agrícola, o país precisa de boas estradas e malha ferroviária.
“Um levantamento recente da Confederação Nacional dos Transportes mostra que 66% das nossas rodovias se encontram hoje em estado ruim, péssimo ou com algum problema. É a pior avaliação da nossa malha rodoviária nos anos recentes”, disse Renan Filho, ao desinvestimento no setor, com parada de obras, que devem ser retomadas na nova gestão.
O economista e político alagoense enfatizou que as ações serão guiadas sempre observando o desenvolvimento econômico, o aspecto social e o respeito ao meio ambiente, dando atenção especial aos estados com malha mais depreciada.
A governadora Fátima ressaltou que o Ministério dos Transportes será grande parceiro do Rio Grande do Norte nos próximos anos. “Uma das prioridades do nosso mandato é cuidar das nossas estradas, garantindo segurança viária, para quem transita, fomentando o desenvolvimento com o escoamento de nossa produção e também a interiorização do turismo”.
Mulheres
No final da manhã houve ainda a posse de Aparecida Gonçalves no Ministério das Mulheres. Durante a solenidade, a titular da pasta fez uma série de agradecimentos, destacando o convite e a responsabilidade que lhe foi confiada pelo presidente Lula.
“Um Ministério que acolhe e que tem a capacidade de ajudar a reconstruir o país. Será um Ministério de todas as mulheres”, afirmou Cida Gonçalves sobre a forma como atuará no atual cargo.
A governadora Fátima Bezerra esteve presente à cerimônia e também recebeu um agradecimento de Cida Gonçalves. A ministra revelou que retomou as discussões com a governadora para a instalação da Casa da Mulher Brasileira do Rio Grande do Norte. “Há um novo mundo possível”, finalizou a ministra.
Segunda-feira
A governadora acompanhou na segunda-feira (2), a transmissão de cargo dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Camilo Santana, da Educação; Nísia Trindade (Saúde); Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Wellington Dias, do Desenvolvimento da e Assistência Social; Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República; e da Cultura, Margareth Menezes, a quem convidou para visitar equipamentos culturais no Rio Grande do Norte.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados