Oferecimento:
logo
Divulgação/Twitter
Example news

Opinião

30/09/2022

Frustração no último – e maior – palanque

Tradicionalmente, a Rede Globo destina um espaço da sua rígida grade para os debates entre candidatos eletivos. Faz assim nas eleições municipais, para os concorrentes às prefeituras de capitais, e, nas eleições gerais, para postulantes a governos estaduais e a presidentes da República.

É um momento que gera muitas expectativas, tendo em vista os graus de audiência e influência que a emissora detém em seu público, além de forte mobilização entre seus candidatos, comitês e também no eleitorado em geral. O “debate da Globo” é considerado, via de regra, o último e maior palanque das campanhas no Brasil — descontadas todas as ressalvas que normalmente se faz ao maior conglomerado de comunicação do país.

Participar do debate que a Globo e suas afiliadas realizam é uma oportunidade tida como valiosa para que os atores do processo eleitoral consolidem preferências que lhes são favoráveis, ou revertam as situações desfavoráveis. Para ganhar o jogo de vez ou, pelo menos, melhorar sua situação. 

Nesse sentido, o debate transmitido na última terça-feira (27) pela Intertv, a afiliada potiguar, acabou sendo frustrante. Os candidatos reproduziram a tônica de grande parte da campanha, em que priorizaram a caça por pontos fracos dos adversários, em detrimento da exposição real de propostas. Uma característica que, diga-se, até por questão de justiça, é comum em todo o país – na eleição presidencial, inclusive. 

Salvaram-se alguns questionamentos pontuais que Styvenson Valentim (Podemos) e Fábio Dantas (Solidariedade) lançaram à governadora Fátima Bezerra (PT) em temas mais incômodos para candidata à reeleição. Principalmente quando cobraram a falta de aplicação de recursos financeiros em projetos de segurança pública, como feito por Styvenson, ou o baixo rendimento da Educação pública no RN e a precária qualidade das estradas estaduais, pontos levantados por Fábio Dantas. 

De conteúdo prático para sua vida e para o futuro próximo do Estado, os eleitores potiguares pouco puderam extrair do programa. Danniel Morais (PSOL) e Clorisa Linhares (PMB) completaram a relação de debatedores, mas pouco acrescentaram.
Apesar de todas as boas intenções, ganhou quem foi dormir antes ou no decorrer do debate.

Tela quente

As expectativas agora se concentram para o debate que a Globo fará na noite desta quinta (29) com os candidatos a presidente. Evidentemente, as atenções estarão voltadas para o duelo final entre Lula e Bolsonaro. E para o que ambos vão aprontar para atingir seus objetivos.

Hora da conferência 

O resultado da eleição do próximo domingo também atiça a curiosidade sobre as pesquisas. Pela disparidade apresentada entre números de diversos institutos, é chegado o momento de verificar quem foi mais competente e quem errou feio nas previsões.

Fechando a programação

A propaganda eleitoral gratuita termina nesta quinta-feira (29). Sem deixar nada de marcante. Também não deixa saudade. Só volta onde – e se – houver segundo turno.

Didocast

Logo mais, tem Didocast aqui no portal. Repasse geral dos temas da eleição, em resenha coordenada por Diógenes Dantas com participações de Carol Ribeiro e deste que vos escreve. Dá para acompanhar ao vivo pela página do Dido no Youtube, ou a gravação depois, em plataformas de streaming.

Mea culpa

Excepcionalmente, não tivemos coluna na última terça-feira (27), pelo que o titular se desculpa com os eleitores.

Desejo

No mais, a coluna deseja a todos uma eleição em clima pacífico, ordeiro e, sobretudo, democrático. E que o resultado, qualquer que seja ele, leve coletivamente o RN e o Brasil a alcançar seus mais necessários objetivos.
 

Videocast

Podcast